Consulte aqui a brochura institucional do Instituto Europeu .
No dia 1 de Janeiro de 1986, Portugal passou a ser membro efectivo das então Comunidades Europeias e, mais tarde, da União Europeia. Essa opção, que reuniu um vasto consenso político e social entre nós, esteve na origem de um processo de modernização profundo da sociedade portuguesa e de um período dourado de desenvolvimento económico.
Em 1992, Portugal, contra quase todas as previsões, integrou o conjunto dos países que adoptaram o euro como moeda única. A muito acentuada descida da taxa de financiamento da economia portuguesa, foi contrabalançada pela perda de competitividade da economia e pelo sobreendividamento público e privado.
A crise financeira de 2008 que, nos seus primeiros tempo, não atingiu profundamente a economia portuguesa, abriu caminho a uma crise da dívida soberana que forçou Portugal a pedir ajuda financeira externa.
Desprovido de instrumentos monetários e cambiais, Portugal viu-se colocado numa posição em que perdeu largamente o controlo do seu destino, que hoje se confunde praticamente com o da União Económica e Monetária e da própria União Europeia.
A União vive um momento de profunda convulsão.
Tudo aquilo que pensámos que a União Europeia resolveria, aproximando crescentemente os Estados e os povos.
Num contexto de crise, alguns dos valores fundamentais do projecto democrático europeu começam a ser questionados na prática e até na Constituição de alguns países.
É, pois, fundamental, o debate dos temas europeus. O Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa orgulha-se de ter acompanhado, a passo e passo, o processo de integração europeia desde a adesão portuguesa, respondendo presente sempre que foi importante, para Portugal e para a Europa, tomar posição. No nosso activo figuram, também, a formação pós-graduada de centenas de quadros, a realização de inúmeras conferencias internacionais, cursos de verão e seminários, bem como a edição de uma revista e diversas livros.
É com maior gosto que convido a navegarem por este nosso site e conhecerem melhor as nossas actividades e oferta formativa.
Com os melhores cumprimentos,